Cruz de Caravaca



(Cruz   de madeira gravada a laser e pintada a mão) 


Historia da Cruz de Caravaca


Havia um Príncipe Mouro que tinha a ambição de conhecer a fé Cristã. Um dia este príncipe Mouro, descobriu que no meio dos seus prisioneiros havia um pároco. A curiosidade deste e a sua  vontade de conhecer a fé cristã, impulsionou-o a enviar a ordem ao pároco, para que ele celebrasse uma missa.
O Príncipe ordenou que preparassem uma das salas nobres do castelo, e de acordo com todas as especificações e exigências. 
O Príncipe mostrava-se ansioso enquanto aguardava o dia escolhido para a celebração. Chegado ao dia, apenas convidados do príncipe puderam assistir à celebração.
Durante todos os preparativos, foi esquecida a colocação da cruz. Em grande agitação, o sacerdote explicou que sem esta não se poderia efetuar o ritual de celebração.
Milagre da cruz de Caravaca
O Príncipe, ficou decepcionado por não ter conseguido concretizar o seu desejo. Diante toda esta situação, surgem raios de luz vindos das janelas e um milagre aconteceu, dois anjos surgiram e traziam uma cruz até ao altar. Por todo este acontecimento divino, quer o príncipe, quer a sua família e seus servos se converteram ao cristianismo.





Milagrosa Oração Da Cruz De Caravaca


(Faça o sinal da cruz) “Pela Santíssima Cruz em que vós, Nosso Senhor Jesus Cristo, padeceste e morreste, salvai-nos. Estendei sobre mim vossa graça. Dai-me a colher os frutos da cruz, símbolo do Vosso Sacrifício. A vós suplico proteção, pela Santa Cruz de Caravaca e aos Vossos pés me abrigo. Valei-me, pela minha fé. Assim seja, amém.”

 De acordo com a cultura popular e influências diversas, a Cruz de Caravaca pode adquirir outros nomes: Cruz das Missões, Cruz de Lorena, Cruz de Borgonha, Cruz de São Miguel, Cruz Missioneira. O verdadeiro significado da Cruz de Caravaca continua sempre a ser o de protecção e é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços da Cruz de Caravaca representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.


Sem comentários:

Enviar um comentário